AVISO N.º 19/C16-i02/2024
Objetivo: Apoiar projetos de empresas que visem especificamente a comercialização de produtos/serviços por canais digitais, sendo apenas admitidos os projetos que promovam e/ou consolidem presença direta nos canais online, seja através de loja própria online seja através da adesão a marketplaces.
Âmbito Geográfico: Todo território nacional incluindo regiões autónomas da Madeira e dos Açores.
Beneficiários
PMEs de qualquer natureza ou sob qualquer forma jurídica. (as empresas devem obter ou atualizar a correspondente Certificação Eletrónica através do sítio de internet do IAPMEI).
Despesas elegíveis
a) as aquisições de equipamentos e software diretamente relacionados com a implementação do projeto.
b) as despesas relacionadas com a aquisição de serviços a terceiros relativas a:
b1) Desenho e implementação de estratégias aplicadas a canais digitais para gestão de mercados, canais, produtos ou segmentos de cliente;
b2) User-Centered Design (UX): desenho, implementação e otimização de estratégias digitais centradas na experiência do cliente que maximizem a respetiva atração, interação e conversão;
b3) Desenho, implementação, otimização de plataformas de Web Content Management (WCM), Campaign Management, Customer Relationship Management e E-commerce;
b4) Criação de lojas próprias online, inscrição e otimização da presença em marketplaces eletrónicos, incluindo despesas de subscrição e fees de adesão durante o período de execução do projeto;
b5) Search Engine Optimization (SEO) e Search Engine Advertising (SEA): melhoria da presença e ranking dos sítios de comércio eletrónico nos resultados da pesquisa, em motores de busca, por palavras-chave relevantes para a notoriedade e tráfego de cada sítio;
b6) Social Media Marketing: Desenho, implementação e otimização da presença e interação com clientes via redes sociais;
b7) Content Marketing: criação e distribuição de conteúdos digitais (texto curto, texto longo, imagens, animações ou vídeos) dirigidos a captar a atenção e atrair os clientes-alvo para as ofertas comercializadas pela empresa;
b8) Display Advertising: colocação de anúncios à oferta da empresa em sítios de terceiros, incluindo páginas de resultados de motor de busca;
b9) Mobile Marketing: tradução das estratégias inscritas nos pontos anteriores para visualização e interação de clientes em dispositivos móveis, nomeadamente smartphones e tablets;
b10) Business Inteligence e Web Analytics: recolha, tratamento, análise e visualização de grandes volumes de dados gerados a partir da navegação e interação de clientes em ambiente digital por forma a identificar padrões, correlações e conhecimento relevante que robusteçam os processos de gestão e tomada de decisão.
Dotação do Fundo: 5.000.000€
Taxa de Financiamento: 50%
Limite por operação: Mínimo 10.000 € e máximo de 25.000 €.
Duração do projeto: Data-limite de execução 30 de setembro de 2025.
Indicadores de resultados
- Criação de loja própria online;
- N.º de novos serviços e/ou funcionalidades introduzidas em loja própria online;
- N.º de novas adesões a marketplaces;
- N.º de mercados abrangidos no âmbito das ações de marketing digital.
Procedimentos prévios à submissão de candidatura
Previamente à submissão da candidatura, a empresa deve ter realizado o Diagnóstico E-commerce no website da AICEP em Portugal Exporta. Para efeitos de candidatura admitem-se os Diagnóstico E-commerce com data de 24 de Agosto de 2022 ou posterior.
Documentos a apresentar
- Formulário;
- ANEXO I – Plano de E-commerce Internacional;
- ANEXO II – Lista de exclusão para DNSH simplificado
- ANEXO III – Matriz de Risco e Cibersegurança;
Período de Candidatura: 14 de outubro a 04 de novembro de 2024 (18h)
Poderá fazer a leitura integral do Aviso AQUI.